sábado, 27 de agosto de 2011

XIX Festa de Santo Agostinho mantém tradição religiosa

A estátua do padroeiro Santo Agostinho; o padre Carlos Augusto em diversos momentos da celebração da missa; autoridades e populares em momento de oração e relexão
A comunidade de Santo Agostinho vivenciou na última semana mais uma edição da tradicional Festa de Santo Agostinho. Neste ano, o tema foi “Queremos com Santo Agostinho Cuidar do Planeta Praticando Caridade”.  
A festa foi organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, coordenada pelos padres Carlos Augusto, Edimilson e pelo Conselho Comunitário de Santo Agostinho, com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e da Câmara de Vereadores.
A programação começou na quarta-feira (24) com a Procissão da Bandeira, logo após houve apresentação do Coral São José do Bairro São Jorge, finalizando com um show da cantora Luciana e amigos.
Na quinta-feira (25), as festividades foram iniciadas com a celebração da Santa Missa com o Padre Adriano Manoel, seguida de atividades com o Ministério Nossa Senhora de Fátima. A noite foi encerrada com o louvor do Terço dos Homens.
Na sexta-feira (26), após a missa celebrada pelo Padre Edmilson, o Ministério da Divina Misericórdia animou a todos os presentes com atividades culturais.
No dia 27, sábado, aconteceu a grande procissão com a imagem de Santo Agostinho, considerada a apoteose da festa. O cortejo percorreu as ruas do bairro, sendo encerrado em frente à paróquia, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Carlos Augusto.
Várias autoridades prestigiaram as festividades. O prefeito do município, Toinho do Pará, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, o deputado Edson Vieira, o presidente da Câmara, Francisco Ricardo e os vereadores Ernesto Maia, Nanau Marques, Fernando Aragão, Deomedes Brito, Afrânio Marques, Zezin Buxin.   
À noite, o vereador Deomedes Brito, morado da comunidade, recepcionou autoridades e amigos, oferecendo um jantar em sua residência. Em seguida, todos foram para a praça principal da cidade prestigiar um grande show de forró com a banda Mel com Terra.  


Autoridades presentes na festa, que teve apresentação da Banda Novo Século e feirinha típica. Abaixo, o anfitrião, vereador Deomedes Brito, recebendo amigos e autoridades em sua residência

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Santa Cruz do Capibaribe ganhará mais duas escolas municipais


         O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará, estará autorizando nesta sexta-feira, 29, a construção de mais duas escolas municipais. Os bairros a serem contemplados agora, serão o Neco Aragão e o Pedra Branca. Essas comunidades não são assistidas pela rede estadual de ensino e utilizam a Escola Lindalva Aragão, localizada no Bairro Santo Agostinho, que atende a uma demanda altíssima de estudantes do Ensino Fundamental.
         O prefeito Toinho do Pará explicou a escolha dos bairros: “temos que levar a educação a todo cidadão e cidadã para que as oportunidades possam chegar igualmente a todos os filhos e filhas dessa Terra. Para que o futuro dos nossos filhos seja mais tranquilo e com maiores conhecimentos, temos que lhes dar oportunidades de aprendizado, completou o chefe do Executivo Municipal. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeitura concede aumento de 15% de aumento salarial aos professores municipais


O prefeito Toinho do Pará anunciou o reajuste salarial de 15%. 
Professores comemoraram a importante conquista para a categoria

Os professores da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe tiveram hoje uma boa notícia: após rodada de negociações, tiveram sua reivindicação de reposição salarial, em atendimento à lei federal 1.885/2010. O percentual de reajusta foi de 15%, retroativo a julho de 2011. O governo municipal atendeu as reivindicações dos servidores após consultar os secretários de finanças, administração e representantes do CESPAM (órgão que presta assessoria técnica para a administração municipal) e se certificar de que com a concessão do aumento, o limite de gastos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal não seria excedido.
Educação tem recebido atenção especial desde o início da gestão
Porém, o principal motivo que levou o chefe do executivo municipal a atender a reivindicação dos professores foi o entendimento de que a educação é a base do desenvolvimento de qualquer sociedade, e que para desempenhar bem suas funções os educadores têm que ser bem remunerados.
Durante o anúncio do reajuste feito aos professores, Toinho do Pará destacou todas as medidas tomadas em prol dos professores, como a implantação do Piso Nacional, os investimentos em capacitação, a construção de creches, a compra de bancas escolares entre outras ações.

Professores enalteceram trabalho do prefeito Toinho do Pará
O professor de Matemática Jairo Rodrigues fez um discurso emocionado agradecendo ao prefeito pela conquista. “Hoje é um dia especial para nós, professores, não apenas por termos sido atendidos em nossas reivindicações salariais, mas sobretudo por que vemos uma preocupação real do prefeito com a nossa categoria. Toinho do Pará é o prefeito que mais fez pela educação de Santa Cruz do Capibaribe. Nas gestões anteriores, nós éramos hostilizados e mal atendidos”, destacou Jairo. 
O professor Edson, que ensina Inglês na escola de Santo Agostinho foi um dos mais entusiasmados a falar da conquista da categoria. Quebrando o protocolo, o mestre enalteceu o trabalho do prefeito Toinho do Pará e pediu que sejam feitas mudanças na gestão educacional. “O senhor está fazendo um ótimo trabalho, mas precisa interferir mais na Secretaria de Educação, para garantir que os projetos sejam executados da forma correta”, desabafou professor Edson.
O diretor do Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Sinduprom) Virgínio ... afirmou que a categoria ficou muito satisfeita com o resultado das negociações, apesar de ainda haver outras questões a serem resolvidas. “Nós nunca desistimos, sempre lutamos pelos nossos direitos. Nessa questão do reajusta salarial, nós sabíamos que seríamos atendidos, pois o prefeito Toinho do Pará sempre foi sensível à nossa causa”, finalizou Virgínio.
O chefe de Gabinete do prefeito, Carlos Lisboa, que intermediou as negociações, destacou a importância do encontro, visto que a reivindicação de reposição salarial dois servidores foi atendida na sua totalidade, o que representa o maior avanço histórico nas negociações entre prefeito e professores. Outro destaque de Lisboa foi que os professores e sindicato manifestaram a preocupação e o interesse da categoria em discutir questões da educação em sua totalidade de forma coletiva e não apenas do ponto de vista salarial, visando a melhoria da educação municipal.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Semana da pessoa com deficiência: “Cultura Para Todos”

A Prefeitura municipal de Santa cruz do Capibaribe-PE, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Ação Social, CRAS e CREAS, ADESC e Escola Especial, realiza mais uma semana da pessoa com deficiência “Cultura Para Todos”. O objetivo é envolver a comunidade em geral no processo de construção de uma sociedade sem exclusões, com respeito e solidariedade.
O evento terá a seguinte programação: 
Domingo - 21/08/2011
Missa de Ação de graças de lançamento da “Semana da pessoa com deficiência”
Local - Igreja São Cristovão
Hora – 19:30
Segunda-feira - 22/08/2011  
- Moda Center (Panfletagem) Esc. Especial
- Oficina Moda Center (BRAILLE) – AEE
- Oficina Moda Center (LIBRAS) – AEE
Terça-feira - 23/08/2011
- Moda Center (Panfletagem) Esc. Especial
- Inscrições do Programa Passe Livre e BPC (Esc. Inter. José Quirino – Pará)
- Oficinas (LIBRAS e BRAILLE) – AEE
- Escola José Quirino – Pará
Quarta-feira - 24/08/2011
- Palestra sobre “Educação Inclusiva: Desafio de Todos”
Local: Escola Especial
- Inscrições do Programa Passe Livre e BPC
Local - Escola Especial
- Encontro: Educação Inclusiva: Base para a Construção da Sociedade que valoriza vida:
Com o palestrante Delano Roosevelt de Melo Florêncio
Local: Câmara de Vereadores
Hora – 19:30
Quinta-feira - 25/08/2011
- Sessão Cinema Especial
Local- Escolas Municipais
- Inscrições do Programa Passe Livre e BPC
Local – Escola Prof. Maria José – Poço Fundo)
Oficinas LIBRAS e BRAILLE - AEE
Local - Escola Prof. Maria José – Poço Fundo)
Hora: 8:00
Inscrições do Programa Passe Livre e BPC
Local - (Esc. Senador José Ronaldo Aragão)
Hora: 8:00
Sexta-feira - 26/08/2011 (Folclore Especial)
- Apresentações Culturais das Escolas municipais, com o tema: “Cultura para Todos”
Local: auditório da Escola Ivone Gonçalves Horas: 15 h
- Lançamento do Jornal: inclusão é Isso
- Grupo Maracatu Capibaribe
- Apresentação do Grupo de Idosos (Ação Social)
- Reisado (Escola Ciriaco Ramos)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Construindo o Futuro: curso pré-vestibular mantido pela Prefeitura Municipal aproxima os jovens do sonho da universidade

"Construindo o futuro: oportunidades para juventude, compromisso com um mundo melhor" é um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, que tem o objetivo de proporcionar aos jovens a oportunidade de competir em melhores condições por uma vaga nas universidades.
Os alunos recebem material didático, fardamento, e o mais importante: não pagam mensalidade. De acordo com Chiquinho, coordenador do curso, a grande maioria deles iria adiar o sonho de ir para a universidade se tivessem que pagar pelas aulas. Os alunos recebem material didático, fardamento, e o mais importante: não pagam mensalidade.
 “Estamos fazendo um grande investimento aqui, pois, além de proporcionar realização pessoal a esses jovens, estamos trabalhando para atender uma grande demanda da nossa cidade, que é a necessidade de mão de obra especializada”, afirmou o prefeito Toinho do Pará.


Gleyssymah Iglesias é natural de Sapé, na Paraíba e está há 4 anos em Santa Cruz do Capibaribe. Assim como todos os jovens que se inscreveram no cursinho pré-vestibular oferecido pela prefeitura, alimenta o sonho de cursar uma universidade e ter uma vida melhor.
Porém, alguns detalhes diferenciam a morena de nome difícil dos demais estudantes. Ela já tem três vestibulares no currículo,
tinha apenas 13 anos quando fez o primeiro. Apesar de ter feito só por curiosidade, pois cursava ainda o primeiro ano do ensino médio, obteve boas notas, concorrendo com “feras” do curso de Direito em universidades conceituadas da Paraíba.

Hoje com 18 anos, vai fazer o primeiro vestibular pra valer, e está muito confiante, pois, além da “experiência”, conta com o reforço das aulas do cursinho. “Os professores são muito bons e eu consigo tirar muitas dúvidas. Nas outras vezes que fiz a prova, não estava tão preparada, hoje estou mais segura”, afirmou a futura juíza de Direito Gleyssymah Iglesias.
Irenilda Cordeiro veio para Santa Cruz há dois anos, vinda de Serra Branca, na Paraíba. Casada, com dois filhos, concluiu o ensino médio em 2008, mas por causa das crianças pequenas, só agora pôde se dedicar aos estudos para as provas do vestibular. Está dividida entre Psicologia e Ciências Sociais. “Minha primeira opção é Psicologia, vou me esforçar muito para passar”, afirmou Irenilda. 
Já sua amiga Amanda Borges é natural de Santa Cruz do Capibaribe. Tentou com a nota do ENEM em 2010, mas não conseguiu ser aprovada. “O nível das provas é difícil e a concorrência é grande, por isso estou me preparando aqui. Apesar de ser gratuito, o curso é de qualidade. O prefeito Toinho do Pará está de parabéns por essa iniciativa” disse Amanda, que está dividida entre os cursos de Nutrição e de Letras.
Chiquinho, coordenador do curso, Ezequiel Barbosa, professor de Biologia e a aluna Luana Priscila,
que vai tentar uma vaga no curso de Biomedicina, na Universidade Federal de Campina Grande.

domingo, 14 de agosto de 2011

Conferência da Juventude de Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso




“Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Esse foi o tema da II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Santa Cruz do Capibaribe, que aconteceu no último sábado (13), na Escola Padre Zuzinha. Durante todo o dia, diversos setores da sociedade discutiram a situação das políticas públicas para a juventude no município.

Estiveram presentes o prefeito Toinho do Pará, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, o deputado estadual Edson Vieira, os vereadores Ernesto Maia, Dimas Dantas, Deomedes Brito, Nanau Marques, Afrânio Marques, Zezin Buxin e Júnior Gomes, além da secretária de Desenvolvimento Social, Joselma Bezerra, conselheiros tutelares, lideranças políticas e representantes de organizações não governamentais.
Mas foi a grande presença dos jovens estudantes que determinou o sucesso do evento. Contrariando a idéia de que são alienados da realidade, eles participaram ativamente das discussões temáticas, ouvindo propostas e expondo seus pontos de vista sobre os principais problemas enfrentados.
O prefeito Toinho do Pará assinou o decreto que regulamenta a Coordenadoria Municipal da Juventude e anunciou que irá enviar irá enviar à Câmara um projeto de lei que cria um fundo municipal para viabilizar o funcionamento da mesma. O chefe do executivo também falou sobre o convênio que será firmado um Brasília para a construção da Praça da Juventude, um importante equipamento de lazer, cultura e esportes para a cidade.
O chefe de gabinete da Prefeitura, Carlos Lisboa, expôs a participação da juventude nas transformações e conquistas de direitos e conclamou os jovens a fiscalizar a elaboração das políticas públicas de juventude e pressionar os poderes públicos quanto à sua execução.
O deputado Edson Vieira elogiou a iniciativa do evento e a criação do Conselho, já que ainda não temos no município políticas específicas para os jovens. O vereador Afrânio Marques participou ativamente de todas as discussões, mostrando que os interesses da comunidade se sobrepõem às diferenças político-partidárias.
Um dos pontos mais importantes da conferência foi a participação dos palestrantes convidados. Gilmar Dias, assessor técnico do Conselho Estadual de Juventude, fez uma explanação sobre as realizações da Secretaria Especial de Juventude, pontuando os avanços realizados pela pasta.
Para Clarissa Carvalho, mestra em Ciência Política pela UFPE, é preciso pensar nos jovens no tempo presente e não apenas como “o futuro do país”. É preciso atender as suas demandas atuais, para que eles possam contribuir decisivamente para a construção de um país melhor.
O professor da UFRPE, Almir Basio, apresentou uma série de dados sobre a situação da juventude no município, evidenciando algumas necessidades básicas que precisam ser trabalhadas.    

Relação de Eleitos para representar Santa Cruz do Capibaribe na Conferência Estadual de Juventude.
Governo
Bárbara – Secretaria de Educação - Marivaldo - Secretaria de Saúde - Léo – Secretaria de Desenvolvimento Social. (suplente)
Sociedade civil
Adriano – Desafio Jovem - Celso – Hip – Hop - Aline – Pastoral da Juventude Católica
Euzébio – UESCC (suplente) - Guilherme – CDL Jovem (suplente)



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hospital municipal passará por reforma e ampliação


A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe recebeu hoje a visita de representantes da Secretaria Estadual de Saúde do estado para iniciar as discussões sobre a reforma e ampliação do Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão.

A secretária de saúde, Isalta Gomes e o chefe de gabinete Carlos Lisboa receberam as técnicas da secretaria, Ana Lúcia Ávila e Carol Lemos para tratar dos detalhes do projeto. Elas visitaram as instalações do hospital a fim de levantar dados para iniciar os trabalhos

A próxima reunião acontecerá na terça-feira (16), da qual participarão os demais técnicos e engenheiros envolvidos no projeto. A ampliação do hospital foi uma das pautas apresentadas no encontro “Todos por Pernambuco”.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Entrega dos documentos das áreas públicas à CPI dos Terrenos






Na última sexta-feira (5), o presidente da CPI dos Terrenos, vereador Afrânio Marques, recebeu na Câmara de Vereadores a visita do chefe de gabinete da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Carlos Lisboa. O objetivo da visita foi a entrega de parte dos documentos requeridos pela comissão à Secretaria de Infra-Estrutura.

Os documentos são referentes às áreas públicas públicas investigadas pela CPI, em virtude das denúncias doações irregulares dos terrenos. O presidente da CPI concedeu um prazo de quinze dias para a entrega do restante dos documentos. 

sábado, 6 de agosto de 2011

Esclarecimento

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informa que o incidente ocorrido na última quarta-feira (03), quando um caminhão que transportava metralhas no trecho da via de acesso do Pará afundou, foi causado por imperícia de funcionários de uma das empresas envolvidas na obra.  

Segundo técnicos responsáveis pela obra, o local não apresentava condições de tráfego, pois o tempo de “cura” (processo de secagem completa do concreto) não foi respeitado. A Prefeitura informa que o serviço será refeito pela empresa, sem custos para o município. 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Prefeitura empossa 89 agentes comunitários de saúde


A saúde de Santa Cruz do Capibaribe recebeu um grande reforço com a contratação de 89 agentes de saúde. A solenidade aconteceu na última quarta-feira, na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Toinho do Pará, do vice-prefeito José Elias, do chefe de gabinete Carlos Lisboa e dos secretários Jozimar Clemente e Izalta Gomes.
A secretária de saúde abriu a cerimônia declarando que a contratação dos agentes foi um dos maiores desafios da sua pasta, devido às limitações no orçamento, mas que nunca desistiu. Foi várias vezes ao ministério, conversou com o prefeito e uma solução foi encontrada. Hoje o município consegue cobrir os atendimentos da atenção básica na sua totalidade.
O vereador Nanau Marques parabenizou o prefeito Toinho do Pará pela contratação dos agentes: “Toinho está fazendo um grande bem para Santa Cruz, sobretudo para a população mais carente”. Fernando Aragão fez coro com Nanau, ressaltando a coragem do prefeito em efetivar os agentes, em função da escassez de recursos e do rígido controle fiscal exercido pelo Tribunal de Contas.
 Já o vereador Dimas Dantas lembrou aos novos funcionários públicos a responsabilidade do cargo que estão aceitando: “Há uma idéia equivocada de que os funcionários públicos podem fazer o que querem por causa da estabilidade, mas essa mentalidade tem que acabar”. Por fim, o vereador Deomedes Brito parabenizou o prefeito Toinho do Pará, lembrando que além de garantir mais qualidade no atendimento de saúde, existe um ganho social no ato administrativo, pois garante emprego e renda para muitas famílias”.
A solenidade foi concluída com o prefeito recepcionando cada um dos agentes contratados e finalizada com um coquetel para celebrar o ato.
ASCOM - PMSCC

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Trombonista santacruzense é premiado em festival nacional de música

Wellington Araújo é mais um talento a se destacar no cenário musical nacional, ao conseguir ficar em primeiro lugar na categoria solista no XIII Festival Eleazar de Carvalho, um dos mais importantes festivais de música do país, realizado no mês de julho em Fortaleza.

Para conseguir esse feito, Wellington foi selecionado entre mais de cem músicos, muitos deles com experiência internacional. “O apoio financeiro da Prefeitura Municipal foi fundamental para essa conquista, pois os custos são muito altos, já que precisei passar vinte dias em Fortaleza” frisou Wellington.

Natural de Santa Cruz do Capibaribe, Wellington ingressou na Banda Novo Século há dezesseis anos, onde exerce hoje um papel de destaque. Paralela à atuação na banda, cursa bacharelado e licenciatura em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com grandes possibilidades de fazer especialização no exterior.

O músico está se preparando para mais um desafio, que é a participação no “Música no Museu”, um dos mais importantes da América Latina. A sua boa colocação no Festival Eleazar o credencia para se sair bem mais uma vez. A Prefeitura mais uma vez irá  apoiar o nosso talentoso músico.