terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Conselho de Direito de Santa Cruz do Capibaribe visitou sede da FUNASE em Caruaru



A diretoria do COMDECA visitou na última sexta-feira (10) as instalações da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) de Caruaru. A comitiva foi formada pelo presidente do COMDECA em Santa Cruz do Capibaribe, Marivaldo Andrade, pelo conselheiro Laércio Glicério e pelo chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Carlos Lisboa.
A coordenadora da instituição, Keila Meneses, recepcionou os conselheiros, mostrando-lhes a estrutura física e os princípios pedagógicos adotados no processo de ressocialização dos internos. Ficou definido que a coordenadora prestará assessoria à Casa de Passagem de Santa Cruz do Capibaribe. 

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ação integrada de Cidadania movimentou a cidade








A Ação Integrada de Cidadania, que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Parque Florestal em Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso. Realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado, além de outras secretarias do município.
 A Secretaria de Saúde disponibilizou em seus estandes testes de glicose, exames de mama, aferição de pressão arterial, orientação nutricional entre outras atividades. Um salão de beleza improvisado atendeu centenas de mulheres com corte de cabelo e escova, como a estudante Marcela Clemente, moradora da Palestina, que foi atendida pela cabeleireira Silvaneide da Silva, voluntária do projeto.
A Defensoria Pública colocou quatro profissionais à disposição para orientar a população sobre questões como pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade entre outros assuntos. O coordenador do estande, Clodoaldo Batista, disse que é importante um evento como este para deixar as pessoas conscientes dos seus direitos. Além da orientação, também era possível dar entrada em processos gratuitamente.
Um dos setores mais procurados do evento foi o da emissão de carteiras de identidade, filas imensas foram formadas nos dois dias, muita gente chegou cedo para garantir o documento, como a dona de casa Rosilda da Silva, 36 anos, moradora do Cruz Alta, que chegou ao Parque Florestal às 4h da manhã. Rosilda foi renovar o “Bolsa Família”, aproveitando para levar sua filha Taline Marques, 13, e sua amiga Edilaine Luminato, 18, para tirar a carteira de identidade. “Estou feliz porque hoje consegui finalmente tirar minha carteira de identidade”, comemorou Taline.
Quem também apareceu por lá foi a aposentada Genir Alves, 62 anos, moradora do Centro. “Eu cheguei aqui às 6h da manhã, aferi a pressão e agora estou esperando para fazer o teste de mama”. Dona Genir afirmou que a iniciativa deveria se repetir mais vezes.
A dona de casa Juliana Souza, 20 anos, foi ao Parque Florestal com seu filho pequeno Alisson Gustavo, para tirar a segunda via do registro de nascimento e a primeira via da carteira de trabalho. Natural de São Bento do Una, mas morando em Santa Cruz do Capibaribe há dois anos, elogiou muito a iniciativa da prefeitura. “Nunca vi algo parecido com isso, é uma demonstração de preocupação com a população.” concluiu.  
A secretária de Desenvolvimento Social, Ajosiene Ramos, avaliou como muito positiva a ação, e anunciou para os dias 27 e 28 de Abril mais uma edição do evento. O prefeito Toinho do Pará esteve no Parque Florestal acompanhando os atendimentos à população, conversou com os moradores sobre os problemas da cidade, anunciando as ações em andamento e as futuras ações do governo.
Os visitantes da Ação Integrada também puderam visitar os estandes da Secretaria de Meio Ambiente, da Coordenadoria da Mulher, CTA, COMDECA, além dos espaços destinados à sociedade civil organizada, como o MovPaz e a ASMUP - Associação das Mulheres Produtoras

CONSOCIAL discute transparência nas contas públicas

Na manhã do dia 9 de fevereiro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial. O tema do evento foi “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.
O objetivo do evento foi estimular a participação da sociedade nas discussões sobre o controle e fiscalização dos gastos públicos. O prefeito do município, Toinho do Pará, abriu a conferência afirmando que a sua gestão foi a primeira a disponibilizar à população informações sobre as movimentação financeiras e contábeis do município.
O chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa frisou que a transparência é um princípio da administração pública. “A atual gestão tem trabalhado muito para adequar o município às regras estabelecidas pelos órgãos de fiscalização. O primeiro passo foi a implantação do Portal da Transparência, o segundo estamos dando agora, com a realização da CONSOCIAL, um importante instrumento para consolidar a democracia.”
A palestra principal ficou a cargo do auditor do Tribunal de Contas da União, Evaldo Araújo, que respondeu perguntas dos presentes sobre as mudanças nos mecanismos de controle dos gastos públicos pelas prefeituras e sobre as diversas formas de participação da sociedade no processo.    
Participaram da conferência alguns secretários da administração municipal, o presidente da Câmara, Francisco Ricardo, os vereadores Ernesto Maia, Dr. Nanau, Dimas Dantas e Júnior Gomes, além de sindicalistas, contadores e membros de entidades da sociedade civil organizada.




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Toinho do Pará comemora aniversário com entrega da Creche Terezinha Figueirôa

            O prefeito Toinho do Pará comemorou seu aniversário na última quarta-feira (8), com a entrega de mais uma obra de grande porte do seu governo: a Creche Terezinha Figueirôa. Uma creche moderna, que irá atender cerca de 240 crianças de 0 a 5 anos. A obra tem um significado especial, já que traz uma homenagem à sua mãe, Terezinha Figueirôa, já falecida.
O prefeito foi recebido com grande festa ao lado do seu pai, irmãos e amigos. Em seu discurso, falou emocionado sobre a sua trajetória à frente da prefeitura e especialmente da sua luta pela construção da creche. “Esta obra passou por diversos problemas, por conta da empresa vencedora da licitação, que não honrou seus compromissos. Mas a sensação de ver o resultado dessa luta é muito especial, hoje temos a maior e melhor creche da região”, frisou.
A Creche Terezinha Figueirôa é uma obra emblemática, que vem reafirmar o grande momento que o prefeito atravessa, especialmente no que diz respeito à educação. Centenas de professores, estudantes e membros da comunidade estiveram presentes na inauguração e ficaram impressionados com a grandeza do empreendimento. Todos fizeram questão de parabenizar o prefeito pelo seu aniversário e agradecer pela grande obra.
“A creche Terezinha Figueirôa é um grande investimento, mas a minha luta para melhorar a educação no município não pára aqui. Além das duas escolas que concluímos, ainda tem a creche de Poço Fundo, que será inaugurada em breve. No final do meu mandato, Santa Cruz terá um sistema educacional de qualidade, o maior e melhor já feito na cidade”, finalizou Toinho do Pará.
Aproveitando o momento da inauguração, foram entregues mais quatro motocicletas, que irão se juntar á frota da Guarda Municipal no trabalho de ordenação do tráfego e orientação dos motoristas da cidade.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, políticos, além de moradores da comunidade. A Banda Novo Século executou o hino nacional durante o hasteamento das bandeiras, em seguida aconteceram  apresentações culturais com o Maracatu Capibaribe, o grupo de danças do CCI e o forrozeiro Toinho Catanha.   

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Jota Oliveira – 9658 0190
Romero Ferreira – 9644 5652
Viviane Lopes – 9167 2260