sábado, 11 de fevereiro de 2012

CONSOCIAL discute transparência nas contas públicas

Na manhã do dia 9 de fevereiro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial. O tema do evento foi “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.
O objetivo do evento foi estimular a participação da sociedade nas discussões sobre o controle e fiscalização dos gastos públicos. O prefeito do município, Toinho do Pará, abriu a conferência afirmando que a sua gestão foi a primeira a disponibilizar à população informações sobre as movimentação financeiras e contábeis do município.
O chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa frisou que a transparência é um princípio da administração pública. “A atual gestão tem trabalhado muito para adequar o município às regras estabelecidas pelos órgãos de fiscalização. O primeiro passo foi a implantação do Portal da Transparência, o segundo estamos dando agora, com a realização da CONSOCIAL, um importante instrumento para consolidar a democracia.”
A palestra principal ficou a cargo do auditor do Tribunal de Contas da União, Evaldo Araújo, que respondeu perguntas dos presentes sobre as mudanças nos mecanismos de controle dos gastos públicos pelas prefeituras e sobre as diversas formas de participação da sociedade no processo.    
Participaram da conferência alguns secretários da administração municipal, o presidente da Câmara, Francisco Ricardo, os vereadores Ernesto Maia, Dr. Nanau, Dimas Dantas e Júnior Gomes, além de sindicalistas, contadores e membros de entidades da sociedade civil organizada.




Nenhum comentário: