quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Construindo o Futuro: curso pré-vestibular mantido pela Prefeitura Municipal aproxima os jovens do sonho da universidade

"Construindo o futuro: oportunidades para juventude, compromisso com um mundo melhor" é um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, que tem o objetivo de proporcionar aos jovens a oportunidade de competir em melhores condições por uma vaga nas universidades.
Os alunos recebem material didático, fardamento, e o mais importante: não pagam mensalidade. De acordo com Chiquinho, coordenador do curso, a grande maioria deles iria adiar o sonho de ir para a universidade se tivessem que pagar pelas aulas. Os alunos recebem material didático, fardamento, e o mais importante: não pagam mensalidade.
 “Estamos fazendo um grande investimento aqui, pois, além de proporcionar realização pessoal a esses jovens, estamos trabalhando para atender uma grande demanda da nossa cidade, que é a necessidade de mão de obra especializada”, afirmou o prefeito Toinho do Pará.


Gleyssymah Iglesias é natural de Sapé, na Paraíba e está há 4 anos em Santa Cruz do Capibaribe. Assim como todos os jovens que se inscreveram no cursinho pré-vestibular oferecido pela prefeitura, alimenta o sonho de cursar uma universidade e ter uma vida melhor.
Porém, alguns detalhes diferenciam a morena de nome difícil dos demais estudantes. Ela já tem três vestibulares no currículo,
tinha apenas 13 anos quando fez o primeiro. Apesar de ter feito só por curiosidade, pois cursava ainda o primeiro ano do ensino médio, obteve boas notas, concorrendo com “feras” do curso de Direito em universidades conceituadas da Paraíba.

Hoje com 18 anos, vai fazer o primeiro vestibular pra valer, e está muito confiante, pois, além da “experiência”, conta com o reforço das aulas do cursinho. “Os professores são muito bons e eu consigo tirar muitas dúvidas. Nas outras vezes que fiz a prova, não estava tão preparada, hoje estou mais segura”, afirmou a futura juíza de Direito Gleyssymah Iglesias.
Irenilda Cordeiro veio para Santa Cruz há dois anos, vinda de Serra Branca, na Paraíba. Casada, com dois filhos, concluiu o ensino médio em 2008, mas por causa das crianças pequenas, só agora pôde se dedicar aos estudos para as provas do vestibular. Está dividida entre Psicologia e Ciências Sociais. “Minha primeira opção é Psicologia, vou me esforçar muito para passar”, afirmou Irenilda. 
Já sua amiga Amanda Borges é natural de Santa Cruz do Capibaribe. Tentou com a nota do ENEM em 2010, mas não conseguiu ser aprovada. “O nível das provas é difícil e a concorrência é grande, por isso estou me preparando aqui. Apesar de ser gratuito, o curso é de qualidade. O prefeito Toinho do Pará está de parabéns por essa iniciativa” disse Amanda, que está dividida entre os cursos de Nutrição e de Letras.
Chiquinho, coordenador do curso, Ezequiel Barbosa, professor de Biologia e a aluna Luana Priscila,
que vai tentar uma vaga no curso de Biomedicina, na Universidade Federal de Campina Grande.

Nenhum comentário: