domingo, 31 de julho de 2011

Conferência da Assistência Social

Na última sexta-feira (29) a Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe recebeu um grande público para participar da VI Conferência da Assistência Social. O evento reuniu representantes do governo, entidades de assistência social e usuários das diversas organizações que compõem o Sistema Único de Assistência Social.

A conferência tem o objetivo de avaliar os serviços de assistência social no município e propor diretrizes para aperfeiçoar e melhorar a qualidade dos serviços, projetos e benefícios do sistema. Os debates da conferência foram precedidos por uma série de pré-conferências realizadas nos distritos e pelas entidades que compõem o sistema. 

O prefeito do município foi representado pelo chefe de gabinete Carlos Lisboa, que abriu a conferência fazendo uma avaliação dos avanços no campo das políticas sociais no país desde a Constituição de 1988.  No âmbito municipal, Lisboa fez menção a outros gestores que deram início a projetos sociais de forma institucional. Lisboa destacou a atenção dada pela atual gestão às ações sociais, porém, lembrou que muito ainda precisa ser feito no setor para atingir a plenitude.

O vereador Dimas Dantas parabenizou a todos pela presença no evento, mas lembrou que a atividade de assistência social, assim como em qualquer outra exige entrega e dedicação verdadeira. Já o vereador Fernando Aragão pediu que todas as resoluções do encontro fossem transformadas em ações concretas.

No final dos debates, houve a eleição para escolher os delegados que irão representar o município na VIII Conferência Estadual de Assistência Social.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeitura discute implementação de sistema de transparência administrativa

Prefeitura investe R$ 345 mil na compra de bancas escolares

A administração municipal vem investindo de forma contínua na melhoria da estrutura das escolas da rede municipal de ensino. Nesta semana, as escolas do município receberam um reforço de móveis para as unidades educaconais.
 
O governo investiu, com recursos próprios, R$ 345 mil na compra de 1000 bancas para os alunos e 40 conjuntos de mesas para os professores. Esses equipamentos serão distribuídos nas unidades de ensino da rede, melhorando consideravelmente as condições de ensino nas escolas. 
 
A secretária de Educação do município, Socorro Maia, informou que as novas bancas seguem um padrão de alta qualidade, adotado pelas melhores unidades de ensino do país e aprovado pelo Ministério da Educação. 
 
Para o prefeito Toinho do Pará, esta ação é de extrema importância, pois irá proporcionar maior conforto e bem estar aos estudantes.“O investimento nas escolas tem sido uma das maiores prioridades da nossa gestão, pois a educação é a base para o crescimento profissional e intelectual dos nossos jovens", finalizou Toinho do Pará.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e Celpe iniciam troca de geladeiras usadas

 Teve início hoje na Quadra Poliesportiva do Cruz Alta a entrega das novas geladeiras do Programa de Eficiência Energética promovido pela Celpe, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

De hoje até a próxima quinta-feira (28), 700 refrigeradores usados serão trocados por equipamentos novos com o selo Procel de energia. Os usuários da Celpe que tiveram seus cadastros aprovados no processo de inscrição também receberão duas lâmpadas compactas.
 
O prefeito Toinho do Pará participou da entrega dos refrigeradores, e frisou que Santa Cruz do Capibaribe só foi escolhido para receber o projeto porque está totalmente em dias com todas as suas obrigações financeiras com a Celpe.   

Também marcaram presença o deputado federal José Augusto Maia, além dos vereadores Ernesto Maia, Fernando Aragão, Deomedes Brito e Nanau Marques e representantes da Celpe.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe



sábado, 23 de julho de 2011

Cronograma do curso de policiamento comunitário

Capitão PM Carlos Alberto, instrutor de um dos cursos e Valéria Lima, coordenadora do IGC

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe participou de audiência pública para discutir repasse do INSS dos servidores públicos

Na última quinta-feira (21) aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir questões de repasses do INSS dos servidores públicos municipais. A audiência foi convocada pela Câmara de Vereadores, a pedido do SINDUPROM, entidade que representa professores da rede municipal de ensino.

Os professores solicitaram explicações da administração municipal a respeito das denúncias feitas pela presidente do sindicato, Luciene Cordeiro, de que a Prefeitura estava descontando, mas não estava repassando as contribuições dos servidores ao INSS, o que poderia causar problemas aos servidores no momento de suas aposentadorias.

O secretário de Finanças do município, Eraldo Cézar, que está há 20 dias no cargo, informou que dentro de 45 dias terá uma visão mais aprofundada da situação da pasta, mas já adianta  que não há irregularidades nos números avaliados. O secretário de Administração, Josimar Clemente, afirmou que as denúncias são improcedentes e que não há nenhuma irregularidade nos repasses das contribuições. Segundo ele, existe um problema no banco de dados da folha de pagamento. Josimar informou que o prefeito determinou a realização de um recadastramento dos servidores, para evitar erros dessa natureza.

Os vereadores do município que estiveram presentes na audiência foram unânimes em afirmar que tudo será esclarecido. O vereador Ernesto Maia elogiou o prefeito Toinho do Pará, por determinar ao secretariado a apuração imediata dos fatos e enviar à audiência a equipe da administração para esclarecer os fatos. “Vai ser provado que não há irregularidade nenhuma”, afirmou Ernesto Maia.

Os representantes do INSS presentes à audiência, Antônio João e José Alberto Holanda, afirmaram que em nenhum momento os servidores serão prejudicados nas suas aposentadorias, já que o cálculo do valor final da aposentadoria do servidor e feito com base no fator previdenciário, estabelecido.

Pronunciamento do chefe de gabinete da Prefeitura, Carlos Lisboa

“A administração municipal não está fazendo apropriação de valores retidos em folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura Municipa para fins de recolhimento à Previdência Social, conforme acusa o sindicato dos professores. A acusação é inverídica, prova disso é que os dados contábeis que estão em mãos do secretário de Finanças, Dr. Eraldo Cézar, o qual irá apresentá-los no seu pronunciamento à Câmara de Vereadores no prazo acordado na audiência pública, além de repassar cópias ao sindicato dos professores e a quem mais interessar.

Temos consciência de que o dinheiro retido pertence aos funcionários para fins de aposentadoria e o recolhimento acompanhado de retenção dos mesmos seria caracterizado como apropriação indébita e improbidade administrativa. Entretanto, reconhecemos o problema recorrente desta e de administrações passadas com relação à inconsistência do CNIS (Cadastro Nacional de Informação Previdenciária) em razão de pendências na GEFIP (Guia de Recolhimento do FGTS) e informações previdenciárias. Esta administração está tomando as devidas providências para sanar e corrigir todas as irregularidades, fato que deverá ser detalhado pelo secretário de Administração, Josimar Clemente, na próxima reunião para tratar do assunto.   

OBS: Ficou determinado n audiência que dentro de 45 dias haverá outra audiência, quando na ocasião haverá apresentação de todos os documentos que comprovam que não há irregularidade no processo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Santa Cruz do Capibaribe participou pela terceira vez da Fenearte

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Indústria e Comércio, esteve presente na décima segunda edição da Fenearte, maior feira artesanato do Nordeste. O estande da cidade contou com participação da ASCAP E CDL, além das artesãs da FEMUP e comerciantes.

Essa foi a terceira participação do município no evento, que sempre atrai atenção de muitos visitantes, devido ao seu papel importante no setor têxtil da região. O maior destaque dessa edição foi o desfile promovido pelas mulheres artesãs da FEMUP. Criadas e confeccionadas pelas próprias artesãs, as peças feitas à base de retalhos fizeram muito sucesso entre o púbico presente. De acordo com Verônica Valadares, o sucesso foi tão grande que a Coordenadoria da Mulher foi convidada pela organização do evento para participar dos desfiles na próxima edição da feira.

O prefeito Toinho do Pará afirmou que sempre lutou pela participação do município no evento. “Fui o primeiro prefeito a investir na participação de Santa Cruz na FENEART, pois acredito que temos muitos artistas talentosos que precisam expor seus trabalhos”, enfatizou o prefeito.
Para o secretário Adeilson Bezerra, o resultado foi muito positivo. “Conseguimos um bom volume de comercializações dos produtos. No próximo ano, o espaço reservado à cidade será maior, para atender melhor aos expositores e visitantes. Em breve receberemos na cidade o coordenador do evento, Roberto Lessa, iremos mostrar a ele todo o nosso potencial econômico e cultural e reivindicar um maior espaço nesse importante evento." finalizou Adeilson.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Convocação da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe
Decreto Nº 027, 30 de junho de 2011

O prefeito constitucional de Santa Cruz do Capibaribe, estado Pernambuco, em comprimento ao art. 37º da Constituição Federal, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 47º, inciso IX, da Lei Orgânica do Município.
Decreta:
Art. 1º Fica convocado a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, a realizar-se no dia 13 de Agosto de 2011 das 08 ás 17 horas, na Escola Estadual Padre Zuzinha, como etapa preparatória da 2º Conferência Nacional da Juventude a ser realizada entre os dias 09 e 12 de dezembro de 2011 em Brasília - DF.
Art. 2º A realização do evento será coordenada pelo gabinete do Prefeito e pela comissão organizadora, composta por:
I – dois representantes do Poder Executivo municipal;
II – dois representantes do Poder Legislativo municipal;
III – quatro representantes da sociedade civil com sede ou atuação no município;
Art. 3º A Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude tratará prioritariamente dos seguintes temas:
I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e
III – Articulação e integração das políticas públicas de Juventude.
Art. 4º A 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude será presidida pelo Gabinete do Prefeito do município e, em sua ausência, pelo representante designado.
Art. 5º A comissão organizadora que trata o art. 2º elaborará e aprovará o regimento interno da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, amparado no regimento nacional e estadual.
Parágrafo único – O regimento interno disporá sobre a organização e o funcionamento da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, inclusive das etapas preparatórias e o processo de escolha dos delegados.
Art. 6º As despesas decorrentes da aplicação deste Decreto, correrão por conta de dotação própria do orçamento do órgão gestor municipal.
Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.   
Santa Cruz do Capibaribe, 30 de Junho de 2011
ANTÔNIO FIGUEIROA DE SIQUEIRA
Prefeito Constitucional


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Prefeitura realiza parceria com a Celpe para troca de 700 geladeiras usadas

 A campanha da troca de geladeiras promovida pela Celpe, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, atraiu muitas pessoas à quadra poliesportiva do Cruz Alta. O cadastramento está sendo feito pela Celpe, com o apoio das secretarias de Ação Social e Infra-Estrutura do município.

Serão cadastradas 700 pessoas, que receberão novos equipamentos com o selo Procel de economia de energia, além de duas lâmpadas compactas.   A entrega acontecerá entre os dias 26 e 29 de julho, no mesmo local do cadastramento. 

A manicure Josilene Barbosa, moradora do bairro São Cristóvão, chegou na quadra às 3 da manhã para ser a primeira a garantir o cadastramento. “Essa é uma oportunidade única. Minha geladeira tem mais de dez anos de uso e não tenho nem idéia de quando poderei comprar uma nova. Agradeço à Celpe e à Prefeitura por essa ação”, disse Josilene.

Os clientes que desejarem participar podem se inscrever entre os dias 12 e 14 de julho, das 9h às 16h, na Quadra Municipal, na Avenida Rio de Janeiro, nº 447, no bairro de Cruz Alta.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Mais um atleta campeão com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe


A “Capital da Confecção”, como Santa Cruz do Capibaribe é reconhecida hoje, tem se destacado ultimamente em diversas áreas de atividade, além da tradicional produção de vestuário. Jovens de todas as idades correm o mundo mostrando seus talentos esportivos, e quase sempre, trazendo medalhas para casa. Além da determinação e garra, esses jovens têm em comum o apoio da Prefeitura Municipal, que não mede esforços para apoiar os esportistas do município.

O último feito memorável desses heróis foi protagonizado pelo judoca santacruzense André Ferreira, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Judô, disputados em Santiago, capital do Chile. André ganhou duas medalhas, uma individual e outra por equipe, na categoria até 66kg. Para conseguir chegar lá, o atleta passou disputou com centenas de atletas a seletiva no início do ano no Rio de Janeiro, da qual foi campeão na sua categoria.

André é um atleta jovem, porém experiente. Treina desde os 9 anos de idade e já participou de vários campeonatos pelo país. Foi campeão no Brasileiro Regional, e vice-campeão no Brasileiro Nacional. Treina na Academia Cesar Augusto, é faixa marrom e seu sonho, como o de todos os atletas, é participar de uma olimpíada.

O prefeito Toinho do Pará e o chefe de gabinete Carlos Lisboa, receberam o jovem atleta na sede do governo municipal na última terça-feira (5). Ele exibiu orgulhoso suas duas medalhas, e agradeceu o apoio financeiro recebido, fundamental para custear suas viagens e treinamento. Toinho do Pará reiterou o apoio ao atleta nas suas próximas competições. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conferência da Saúde em Santa Cruz do Capibaribe


A IV Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe aconteceu na Escola Luiz Alves, na última quarta (6). Cerca de 300 participantes, entre delegados, convidados e membros da sociedade civil debateram durante todo o dia questões relativas à saúde pública, com ênfase na prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram discutidas as diretrizes e nas atuais condições de funcionamento do sistema do SUS dentro da perspectiva dos postos de saúde do município, com o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários. Os trabalhos foram coordenados pela secretária de saúde, Izalta Gomes, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Alves e pela representante da IV GERES, Maria do Carmo Andrade.

O prefeito Toinho do Pará parabenizou a equipe pela organização do evento e afirmou que todos os esforços têm sido feitos para garantir que os cidadãos tenham atendimento de saúde de qualidade, apesar da grande demanda do município, que atende a muitas cidades da região. Os palestrantes da conferência abordaram temas como a humanização do atendimento e do compromisso do profissional médico com a atividade. A platéia foi formada basicamente por profissionais de enfermagem, agentes de saúde e líderes comunitários. Os vereadores Deomedes Brito e Fernando Aragão também participaram de todos os trabalhos da conferência.

O gerente regional da II GERES, Mário Fabiano Moreira, relatou os esforços realizados para garantir que os médicos cumpram à risca sua parte na prestação dos serviços. Mário também destacou a pouca valorização do enfermeiro, que, na sua visão, é quem garante o bom funcionamento das unidades de saúde conveniadas ao SUS. Os participantes se dividiram em grupos nas salas temáticas para discutir os seguintes temas: Vigilância em Saúde e Atenção Básica; Controle de Avaliação de Média Complexidade e Gestão do SUS. Após os debates setoriais, a plenária discutiu as propostas para serem levadas à VII Conferência de Saúde do Estado de Pernambuco.

Burocracia emperra avanços no sistema

O chefe de gabinete do prefeito, Carlos Lisboa, ressaltou a importância dos presentes na conferência e fez uma explanação sobre os avanços e problemas na oferta de saúde pelo SUS no município, estado e União. Lisboa destacou a questão da Emenda 29, que aumenta o percentual mínimo de investimento em saúde. A emenda foi aprovada pelo Senado em 2008, mas não teve sua votação concluída por falta de acordo entre os líderes das bancadas.

A expectativa da votação, que pode acontecer no mês de agosto, é que os investimentos federais em saúde passem dos 7% atuais para 10%. Já os estados, que destinam 12% dos recursos, e os municípios (15%) continuariam com esses mesmos percentuais, mas não poderiam considerar como despesas com saúde os planos de previdência dos servidores. Especialistas estimam que após essas reformas o montante de investimento geral em saúde no país passaria de 65 para 100 bilhões.

A 7ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os delegados eleitos em Santa Cruz do Capibaribe foram os seguintes:
Representantes do governo
Izauta Lopes
Sandra Maria da Silva

Representantes dos trabalhadores
Gilmar José Cordeiro
Valdir Paulo da Silva

Representantes dos usuários
Alencar Lopes da Silva
Mônica Maria da Silva
Adalto Lira
Fernando

terça-feira, 5 de julho de 2011

Atleta santacruzense fica em quinto lugar na Maratona Internacional de São Paulo

O atleta santacruzense Ezequiel José da Silva é um dos grandes talentos esportivos da nossa cidade. Corredor profissional com experiência em várias competições regionais e nacionais, seu último feito foi ficar em quinto lugar em uma das mais importantes competições do país, a Maratona Internacional de São Paulo.  

Ezequiel é um caso de talento e determinação que se sobrepõem às condições adversas. Trabalha em uma estamparia da cidade para ajudar nas despesas familiares, além dos gastos com as viagens para participar das competições. A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores incentivam o atleta, mas ele ainda não consegue sobreviver apenas do esporte.

Dentro da política de valorização do esporte como instrumento de cidadania, a Prefeitura Municipal já apoiou Ezequiel em mais de cinqüenta corridas. Em todas elas teve papel de destaque. Eis algumas das recentes conquistas do atleta.

- Quinto lugar geral na Maratona de São Paulo, 25 km; na categoria 30-34 anos ficou em terceiro lugar, com o tempo de 01:32:01.
- Campeão da I Etapa do Circuito Caixa – Ribeirão Preto-SP
- Campeão da ll Etapa do Circuito Caixa – Mato Grosso
- Quinto lugar na lll Etapa do Circuito Caixa – Goiânia – GO
- Três participações na São Silvestre, a mais importante corrida do país, chegando a ficar entre os 16 melhores colocados
- Atualmente lidera o Circuito de Rua realizado em João Pessoa
- Participou recentemente de 15 corridas, chegando ao pódio em todas elas. 1 quinto lugar, 2 segundos e 12 primeiros lugares.

Sonho olímpico
Ezequiel luta para conseguir o índice classificatório para as Olimpíadas de 2016. Para isso, tem que correr 5 maratonas, e conseguir a marca de 2:16. Seu melhor tempo hoje é 2:23. Se depender do apoio da Prefeitura Municipal, ele conseguirá.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou audiência pública para traçar metas para 2012



O governo municipal realizou no último dia 22 de junho uma audiência pública para discutir a formulação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de diversas autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil e da imprensa.

O objetivo da reunião foi a apresentação de propostas a serem acrescentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias que irá vigorar em 2012. Durante os debates alguns dos participantes manifestaram desconhecimento acerca do significado da reunião. Alguns usaram a tribuna para fazer reivindicações imediatas, o que não era o caso. 

As propostas recebidas foram anexadas e encaminhadas à CESPAM (Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal), para serem transformadas em projeto de lei e encaminhadas à Câmara Municipal para apreciação e votação. Caso aprovado pela Câmara, o documento servirá como referência para a escolha das prioridades da gestão, cabendo aos cidadãos, à sociedade civil organizada e à Câmara de Vereadores cobrar a execução da referida lei.  

Entenda a diferença entre, LDO, LOA e Plano Plurianual (PPA)

• Plano Plurianual (PPA) - lei que prevê a arrecadação e os gastos em programas e ações para um período de quatro anos.
• Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro, orienta a elaboração do orçamento e faz alterações na legislação tributária.
• Lei Orçamentária Anual (LOA) - estima receitas e fixa despesas para um ano, de acordo com as prioridades contidas no PPA e LDO, detalhando quanto será gasto em cada ação e programa.

Pague seu IPTU até o dia 30 e ganhe 20% de desconto


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe oferece uma grande oportunidade para você quitar o seu IPTU com desconto de 20%. O pagamento pode ser feito até o dia 30 deste mês.
Com o pagamento do IPTU, você contribui para o desenvolvimento da nossa cidade, gerando receitas para fazer os investimentos necessários.

Vá até uma casa lotérica ou qualquer estabelecimento bancário e se efetue seu pagamento. Caso não tenha recebido seu carnê, dirija-se ao setor de Tributação da Prefeitura e retire o documento.

Prefeitura do Povo de Santa Cruz do Capibaribe: construir e cuidar das pessoas.

Santa Cruz do Capibaribe é a principal referência no estado de Pernambuco na regulamentação em serviço de mototaxi e outros municípios usam as experiências da nossa gestão

O Município de Santa Cruz do Capibaribe foi reconhecido como o 1º do Estado de Pernambuco a concluir o Curso Especializado de Mototaxi e receber por representantes do DETRAN-PE a 1ª Placa de Aluguel (Placa Vermelha) em Mototaxi do Estado de Pernambuco no dia 10 de Junho.
             Nossa cidade já e Integrada ao S.N.T – Sistema Nacional de Trânsito desde ano 2003, assim o Poder Executivo Municipal é Habilitado Legalmente e credenciou entidade que realizou o curso da Lei Federal 12.009/2009 e Resolução nº 350/2010 do CONTRAN do dia 14 de Junho até o dia 14 de Dezembro de 2010.
             O Prefeito - Toinho do Pará – PTB juntamente com o Diretor de Trânsito Valdeni Aragão e o Coordenador de Programas e Projetos de Educação de Trânsito Mário Leandro numa visão de contribuir na qualificação de maior número possível de Profissionais Mototaxistas em nossa região credenciou entidade para realização do Curso Especializado acima citado, não só da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, mas também para outras cidades interessadas.
              Assim, resultou que alguns profissionais Mototaxistas do município de Brejo da Madre de Deus participaram do Curso no mesmo período que os Mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe.
               Através desse Projeto de Integração dos municípios possibilitou ao Prefeito da Cidade de Brejo da Madre de Deus - Dr. Edson - PTB no dia 27 de Junho fazer a entrega do 1º Certificado do Curso Especializado Mototaxi da Lei Federal validado pelo DETRAN-PE ao 1º Mototaxista do município de Brejo - CÉLIO SILVA TENÓRIO – Alvará nº 070. O Profissional foi acompanhado pelo Diretor de Trânsito do Município de Santa Cruz do Capibaribe – Valdeni Aragão, que representou o Prefeito de Santa Cruz – Toinho do Pará e o Coordenador de Programas e Projetos de Educação de Trânsito – Mário Leandro o qual foi o Coordenador do Curso da Lei Federal que participou o Mototaxista que recebeu o Certificado das mãos do Prefeito no Evento I Congresso de Políticas Públicas realizado na sede do município.     Foto- J. Silas.
 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santa Cruz do Capibaribe realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa


Com o tema “ O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil, foi realizado no dia 22 de junho, (CCI) Centro de Convivência de Idoso, em Santa Cruz do Capibaribe a II Conferência Municipal dos Direitos da Peossoa Idosa, evento que contou com a participação de dois palestrantes um psicologo da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Social e um representante da secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe.

A conferência contou com grande participação dos idosos de nosso municipio e serviu para traçar as políticas públicas e as ações a serem implementadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Social na ocasião foram eleitos os delegados que irão representar Santa Cruz do Capibaribe na III Conferência Estadual que acontecera nos 12 e 13 de agosto no Centro de Convenções em Recife. Aproveitando a oportunidade queremos agradecer o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Santa Cruz do Capibaribe, que juntos não mediram esforços para a realização do evento.

Delegados eleitos

Sociedade Civil:
Titulares: Luiz Cosme Vieira (seu Luiz do Ypiranga)
Honorina Neves de Melo
Suplentes: Maria Feliz de Jesus
Luiz Macelino da Silva (Sofia)
Governo:
Titular: José Oliveira de Gois (J. Oliveira)
Suplente: Vera Lucia Guimarães Silva

sexta-feira, 1 de julho de 2011

São João de Santa Cruz do Capibaribe foi o terceiro maior de Pernambuco




Sucesso. Essa palavra define mais uma edição do São João de Santa Cruz do Capibaribe. Quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, forró estilizado, bandas de pífano, comidas típicas e vila cenográfica, teve de tudo na grande festa popular que começou no dia 11 de maio com a apresentação das quadrilhas de Rua Mariza Neves, no bairro São Cristóvão terminou com o show da banda Garota Safada, na noite de São Pedro.

A festa foi destacada pela imprensa da capital pernambucana como umas das mais bem organizadas do estado. A cidade recebeu muitos turistas nesse período, até mesmo de Caruaru, cidade que detém o título de Maior São João do Mundo. Na noite do show da banda Garota Safada, muitas pessoas se deslocaram da Capital do Forró para Santa Cruz do Capibaribe após o show da banda Aviões do Forró, que havia começado cedo.

Para o prefeito Toinho do Pará, mais uma vez as expectativas foram superadas. “Conseguimos realizar um grande São João, apesar das dificuldades financeiras, pois não recebemos recursos do governo estadual e federal. Fizemos tudo com recursos próprios, garantindo atrações de qualidade para a população. E tudo de graça, diferentemente de outras épocas, onde brincar o São João era privilégio das elites da cidade,” frisou Toinho do Pará.

Outro ponto destacado por Toinho do Pará foi a grande contribuição recebida da Família Catanha durante a festa. Artistas talentosos, os Catanha não se restringiram a posar para fotografias oficiais ao lado da matriarca Zefinha. De posse de seus instrumentos musicais, deram um show à parte em todos os momentos, mostrando que Santa Cruz do Capibaribe tem um legado cultural inesgotável.

No quesito organização e estrutura, a equipe designada para garantir a logística realizou um grande trabalho mais uma vez. Os artistas foram recebidos com todo o conforto e tiveram à sua disposição uma estrutura digna para realizarem grandes apresentações. 

A aprovação da população foi total. Todas as emissoras que realizaram enquetes constataram a satisfação de todos que estiveram presentes na festa. A parceria entre a Prefeitura Municipal e os órgãos de segurança funcionou perfeitamente, já que não foi registrada nenhuma ocorrência grave durante os nove dias de apresentações.